A comunicação está entre os fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. A comunicação organizacional tem como objetivo integrar todas as áreas que compõem uma empresa como, por exemplo, as Relações Públicas, a Publicidade e Propaganda, o Marketing, etc. Elas têm que estar em harmonia e estabelecer um discurso único, pois isso permite a construção de uma comunicação eficaz e eficiente diante dos seus públicos.
Nas organizações temos vários objetivos:
- Obter um fluxo de mensagens ascendentes (feedback), descendentes (informação) e horizontais (coordenação);
- Transmitir a todo o conjunto da organização as mensagens importantes (objetivos, formação, mudanças);
- Tornar coesas as equipas de trabalho;
- Facilitar procedimentos ágeis, participação eficaz e decisões dinâmicas;
- Dispor de uma maior eficácia operacional.
Isto gera a competição sadia entre os as pessoas do grupos, estimulando a criatividade e a vontade de vencer, atualizando sempre as suas novas ideias. Não sendo uma competição egoísta, mas que auxilie no desenvolvimento e crescimento de todos e afastando o comodismo. Também é importante que a empresa crie estratégias para manter os seus funcionários motivados e inovadores, incentivando o comprometimento.
É importante deixar claro a importância da comunicação, inovação e competitividade para o profissional de secretariado. As organizações precisam de colaboradores qualificados, que se desenvolvam e tragam resultados as empresas.
Fonte: http://carreiras.empregos.com.br/comnidades/rh/artigos/161109-a+importancia+da+comunicacao+para+as+organizacoes.shtm; http://secretariado-executivo.blogspot.pt/2008/04/comunicao-do-profissional-de.htm; http://www.webartigos.com/artigos/comunicacao-a-chave-do-sucesso-para-o-secretariado/18436/
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