sexta-feira, 19 de abril de 2013

normalização


A Normalização é a atividade que estabelece meios eficientes na troca de informação, facilitando o intercâmbio comercial e apetrechando a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos. Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia e na melhoria da qualidade de vida por meio de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.

A normalização permite:
-Agrupar os atributos de uma entidade de forma a reduzir o número de dependências funcionais existentes entre os dados numa base de dados, diminuindo a redundância;
-Garantir a integridade, a consistência e a fiabilidade dos dados estruturados em relações segundo o modelo relacional;
-Minimizar o espaço utilizado pelos dados criando bases de dados simples e flexíveis;
-A qualquer utilizador aplicar com certa facilidade as suas formas normais.
 
Existe 3 tipos de normalização:
Norma internacional, Norma nacional, Normas particulares .
 
Exemplos da aplicação da normalização no trabalho administrativo:
Correspondência
Texto normalizado
Cartas tipo
Comunicações internas
Formulários
Minutas
Certificados
Requisições
Boletins
formato de papel normalizado utilizado na Carta Comercial e as suas dimensões:
folha A4 - dimensões 210 mm x 297 mm - geralmente em papel branco ou creme.
envelope/sobrescrito normalizado mais utilizado na correspondência comercial:
Envelope mais utilizado na correspondência comercial: DL
 
 
        Remetente
 
 
     7.4 cm
 
4 cm
 
 
 
Selo
 
área reservada ao registo
 
 
 
 
 
 
 Destinatário
 
 
 
2 cm
 
2 cm
 
12cm
2 cm
 
 
 
 



 

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